sexta-feira, 14 de dezembro de 2012

A Cabala

O que é a cabala?
A Cabala é uma sabedoria que investiga a natureza divina .Kabbalah (קבלה QBLH) é uma palavra de origem hebraica que significa recepção.

Qual é sua origem?

Embora tenha origens na antiguidade, desde o tempo da antiga Babilônia, a sabedoria da Cabala permaneceu virtualmente desconhecida da humanidade desde que apareceu, há mais de quatro mil anos atrás. Até este momento, apenas alguns poucos sabiam o que a Cabala realmente é.
Por milhares de anos, a humanidade foi apresentada a uma imensa variedade de coisas sob o nome de “Cabala”: magia, misticismo e até milagres – tudo, exceto o verdadeiro método da Cabala. Por mais de quatro mil anos, o entendimento comum da Cabala tem sido confundido com conceitos e interpretações errôneas.
A sabedoria da Cabala necessita, portanto, ser esclarecida. O Cabalista Yehuda Ashlag (Baal HaSulam) oferece a seguinte definição em seu artigo A Essência da Sabedoria da Cabala.

Benefícios da Cabala

"Quem estuda a cabala vai descobrir caminhos que levam a Deus e conseguirá ter saúde, alegria, felicidade e prosperidade. Isso se dá pelas práticas diárias, que basicamente têm a ver com ações positivas e bons pensamentos"
 O estudo da Kabbalah ajuda em todos os aspectos da vida: a ser mais positivo, mais seguro, conseguir memorizar melhor, obter mais firmeza e força de vontade. Além disto, o aprendiz poderá contar com o acompanhamento do Mestre, que lhe indicará meditações, exercícios e dietas que contribuirão para seu progresso nos estudos.

Famosos e a Cabala



Nos últimos anos, muitas celebridades têm aderido à Cabala como opção de espiritualidade. A mais famosa delas é certamente Madonna, a cantora que plasmou sua admiração por esta doutrina em ao menos dois de seus mais recentes álbuns. Entre muitos outros famosos que estão hoje relacionados à Cabala, encontramos o ator Ashton Kutcher, a atriz Demi Moore, o jogador de futebol David Beckham, o cineasta Guy Ritchie e a cantora Britney Spears.
Segundo Giordano Cimadon, que é psicólogo, escritor e professor gnóstico do Lumisial Pistis Sophia.
É bem possível que mais além das urgências promocionais exista um fundamento razoável para o interesse das celebridades pela Cabala. É o próprio Yehuda Berg quem explica que as celebridades se sentem atraídas por esta doutrina porque são pessoas que já alcançaram grande sucesso material, tendo chegado a um momento em suas vidas no qual se perguntam: “E agora?”

Em termos materiais, trata-se de pessoas que já fizeram ou tiveram a oportunidade de realizar quase tudo. E tudo isso a custo de uma dedicação profissional extrema, tão intensa que costuma invariavelmente conduzí-los ao estresse, ao desajuste de comportamento e à dependência de álcool ou drogas. No meio em que vivem, seus egos são como balões infláveis, e as exposições públicas são como o ar que os fazem crescer até o limite. Como se sabe, o ego traz apenas a ilusão da felicidade; sua face real é terrível, e o sofrimento é uma consequência inevitável.

Assim, não se pode duvidar da existência de uma busca autêntica pelos ensinamentos da Cabala, já que esta oferece ao indivíduo - não importa o tamanho do seu ego – a possibilidade de entender a sua relação com a divindade, além de visualizar um caminho de realização espiritual diverso e não tão reacionário quanto aquele oferecido pelas diversas vertentes do cristianismo atual. Enfim, a Cabala pode trazer a oportunidade de elaborar uma resposta àquela pergunta: “E agora?”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário